segunda-feira, 18 de junho de 2007

99 anos da Imigração Japonesa

Hoje faz 99 anos que o navio "Kassato Maru" aportou em Santos trazendo os primeiros imigrantes da terra do sol nascente. Eles vieram para trabalhar na lavoura cafeeira no interior de São Paulo, muitos vieram com a intenção de ganhar dinheiro e voltar, exatamente como os atuais "dekasseguis" seus descendentes que hoje em dia estão fazendo o caminho inverso.




Seus filhos (nisseis) e netos (sansseis) formam a maior colônia japonesa do mundo. Com o passar das gerações, eu, sendo descendente de japoneses, espero que deixemos de ser uma "colônia japonesa" que meus filhos e netos sejam vistos como 100% brasileiros, pois, nós, descendentes, vivemos ainda uma pequena crise de identidade porque aqui no Brasil somos, para alguns, "japoneses" e quando vamos para o Japão nos chamam de "gaijim" (estrangeiro)...

4 comentários:

Márcia(clarinha) disse...

São japoneses por conta dos olhinhos puxados, mas são brasileiros no coração e nacionalidade, acredite, 100% brasileiros.
beijossss

Lizzie disse...

Minha melhor amiga é descendente de japoneses. Benditos sejam, amo a cultura oriental.
E isso de os brasileiros tratarem os descendentes como não-totalmente-brasileiros não faz muito sentido, realmente. Existe uma boa parte da população brasileira, embora não seja tão grande, que é descendente de japoneses sim, e por isso fazem parte da nossa cultura e formação histórica. São sim, brasileiríssimos!
Beijão

LIno disse...

Eu considero que quem nasce no Brasil, antes de ser japonês, chinês, coreano, etc. é brasileiro. Infelizmente, muita gente não pensa assim e o preconceito ainda prevalece.

Sam disse...

Paulo, sou neta de japoneses e tb postei sobre o Kasato Maru e a imigração no meu blog no dia 18. Aliás, eu tenho um blog do movimento dekassegui, porque sou muito ligada nas minhas raízes nipônicas. Gostei de ver aqui um recado!
(P.S. Achei-o nos links da blogagem coletiva)