segunda-feira, 9 de junho de 2008

18 de junho de 2008 - Cem anos da Imigração Japonesa no Brasil

Cem anos de história! Esta é a Família Miura. Meus avós maternos, no centro da foto, foram pioneiros da imigração japonesa no Brasil. Eles chegaram no primeiro navio, o Kassato Maru, que aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908.
Junto deles, seus filhos, todos nascidos no Brasil e sentada com o bebê no colo, a primeira nora.
Minha mãe, hoje com 74 anos, é a criança sentada ao lado de minha avó com a boneca no colo.

14 comentários:

mhomana disse...

Kessaji e Kessa Miura que vieram no 1o navio de imigrantes japoneses.
Ficou maravilhoso....!!! Pela homenagem feita à mamãe e ao tio José Miura(o que está atrás da mamãe de pé).

Viva os cem anos de imigração japonesa no Brasil...!!!!!

UM BEIJÃO E UM ABRAÇÃO.....

Márcia(clarinha) disse...

Que linda homenagem, parabéns pela garra, pela união, pela fé de que tudo ia dar certo [e deu]
Lindos dias amigo, voltei para brincar.
beijos

Georgia disse...

Paulo,pois eu nao sabia nada de você. Sempre te visitei, mas nunca li nada sobre a sua pessoa.

Quando tomo conhecimento assim de uma familia que teve a coragem de deixar o seu país, seja por qual motivo, sempre penso na dor da separacao, nas dificuldades da nova língua e cultura. Nas saudades das coisas deixadas em seu país. Hoje em dia é tudo mais fácil, mas naquela época, a distância era mesmo "distante". Imagino que sua mae tenha contado prá vocês muitas histórias da família. Feteje com ela, essa data especial. Nao deixe passar em branco com aqueles que ainda estao vivos.

Deus abencoe vocês.

Um grande abraco, fiquei emocionada agora.

Bruna disse...

Oi Paulo,

Muito bacana essa homenagem. Acho que o Brasil tem mesmo que agradecer aos imigrantes. Foram eles que ajudaram o país a crescer. Foram eles que acreditaram no potencial imenso que nosso país tem pra oferecer, né mesmo?

Nos meus links tem um blog maravilhoso do Bruno Kaneoya, o Nipo Cultura. Dá uma olhada.


Beijos

Bruno Kaneoya disse...

Muito legal! Sua família já veio no Kasato Maru! A minha veio bem depois.
Obrigado pela visita.
O que achou do NIPOCULTURA?
Abraços

Lino disse...

Paulo_
Uma ótima visão de quem você é a partir da família que o originou.

Márcia(clarinha) disse...

Querido amigo, eu já voltei, veja o link novo tem o algarismo 2, assim ó: http://brincandocomclarinha2.blogspot.com
Vá lá que estou esperando, rss
beijos saudosos

O Pedinte disse...

Por favor, visite o meu blog. Há uma razão especial para isso. Obrigado.

Georgia disse...

Paulo, passa no blog da Sonia, ela fez uma linda homenagem aos 100 anos de imigracao japonesa.

http://ocantinhodaborboletaazul.blogspot.com/

Bom fim de semana

Sonia H. disse...

Olá, Paulo,

Estou visitando o teu blog recomendada pela Geórgia do Saia Justa! Que foto histórica! Sinta-se orgulhoso por fazer parte destes capítulos tão importantes que integram a formação do povo brasileiro.
Admiro a garra, o desprendimento desses pioneiros que deixaram seu país por uma vida melhor, sem pensar ou sequer imaginar os obstáculos que poderiam surgir... E aí está você agora e seus familiares recentes, frutos desses pioneiros. Não é maravilhoso?
Parabéns. Parabéns. Parabéns!
Abraços,

Márcia(clarinha) disse...

Desejo linda semana meu querido amigo.
dias felizes
beijos

Lizzie disse...

Que foto histórica e linda!!!
A cultura japonesa [e a chinesa, também] em suas partes benéficas me encantam. As cores, a vida, enfim.
Fiquei feliz em ver essa foto.

Perdoa-me o sumiço, estou retornando.

Beijocas
www.lizziepohlmann.com

mho disse...

As fotos da comemoração Japão-Brasil 100 anos no sambódromo ficaram legais venham aqui no final de semana ver........UM BEIJÃO E UM ABRAÇÃO..........mhomana

Luma disse...

Ora, ora!! Ontem li que os avós do Makoto, também chegaram neste navio!! Nesta comemoração tenho aprendido muito sobre a cultura japonesa. Vi na tv sesc um documentário genial, você viu? Beijus